3/06/2011

Contra samba-enredos, festas e carnaval, Igrejas Evangélicas contra-atacam com retiros, acampamentos e muita oração


Enquanto o “mundo” se prepara para a grande festa secular do Brasil, as igrejas evangélicas se organizam para dedicar os quatro dias do feriado a um momento de grande espiritualização e adoração a Deus. Milhares de jovens vão na contramão daquilo que se espera que eles façam no Carnaval e se unem em encontros cristãos, com direito a pregação, louvor e muita oração.
Contra samba-enredos, festas e carnaval, Igrejas Evangélicas contra-atacam com retiros, acampamentos e muita oraçãoE porque diversão não é pecado, os cada vez mais populares acampamentos evangélicos de Carnaval reservam espaço na agenda para várias brincadeiras, atividades esportivas, shows, passeios e mergulhos na piscina, para afastar o calor. A Igreja Renascer em Cristo é uma das denominações que, todos os anos, organiza um retiro para os jovens do ministério. Este ano, a Fazenda Renascer, localizada em Mairinque, a 66 km de São Paulo, abre as portas para dar as boas-vindas a centenas de jovens que escolheram dedicar os dias do feriado à partilha de experiências e emoções de como é viver no amor em Cristo. Em 2010, mais de 2,1 mil pessoas vindas de todas as partes do país participaram do acampamento. Este ano, a expectativa é que o número de participantes se mantenha. As inscrições já estão abertas, custam R$ 200 por pessoa e podem ser feitas em qualquer igreja Renascer.
O Ministério Jovens Fortes, da Assembleia de Deus Bom Retiro (ADBR), em São Paulo, também já está a todo vapor na organização de mais uma edição do acampamento. Com o nome “Impactando Gerações”, os jovens da igreja se reunirão no Recanto Shalom, em Bom Jesus dos Perdões, em São Paulo. Tal como acontece na Renascer, a ADBR promoverá quatro dias de união espiritual, mas sempre com espaço para muita diversão.
Várias outras igrejas seguem a mesma ideia e promovem acampamentos durante o feriado de Carnaval, tudo como parte da estratégia de evangelização em uma festa tão tradicional e popular entre os não crentes. Vários jovens levam convidados para os acampamentos e muitas pessoas têm sido edificadas pela pregação da Palavra e atuação do Espírito Santo nos acampamentos das igrejas.

Samba-enredo gospel?

Muitos evangélicos optam ainda por evangelizar os foliões diretamente nas festas carnavalescas. E até as escolas de samba estão se rendendo aos temas gospel nos seus sambas-enredos. Exemplo disso é a Escola de Samba Pérola Negra, da Vila Madalena, em São Paulo, que, para este ano, adotou o tema “Abraão – o Patriarca da Fé” para o seu desfile. No site oficial da escola, o carnavalesco André Machado justifica a escolha do tema. “Frente ao caos urbano, turbinado pelo crescimento populacional descontrolado, pelas trágicas reações climáticas e, principalmente, pela banalização da violência, o homem tem travado uma batalha conceitual sobre os seus valores religiosos, dificultando a sua renovação da fé e esperança e, sobretudo, questionando a existência de Deus”, escreveu, acrescentando que, ao escolher falar sobre Abraão, a escola pretende mostrar a importância de buscar algo divino, se fazendo valer na frase de Rabi Nahman de Bratslav: “Deus se esconde a fim de que o homem o procure”.
Ao longo da música, os carnavalescos cantam versos como “Levanto as mãos pro céu/E agradeço ao Criador” e “O seu legado ficará perpetuado/Num mundo de amor, num só coração/A Vila Madalena canta em oração”.

Um comentário:

PRES. MÉDICI NOTÍCIAS disse...

Muito bom estes retiros, neste ano eu não posso participar de nem um retiro, mas no próximo... Concertesa estarei no Retiro, aqui da nossa Igreja...

BLOG SÃO PAULO.