2/19/2011

Incêndio destrói casas na Rocinha e deixa 27 famílias desalojadas

Eu-Repórter: fogo destrói casas na Rocinha/ Foto do leitor Valdinês Oliveira
RIO - Um incêndio atingiu quinze casas na favela da Rocinha, em São Conrado, por volta das 13h deste sábado. Os imóveis foram interditados pela Defesa Civil. Ao todo, 27 famílias foram desalojadas. Três delas, que seriam encaminhadas para abrigos da prefeitura, decidiram permanecer no local. Segundo o Corpo de Bombeiros da Gávea, não há informações sobre feridos.
As casas atingidas pelas chamas estão localizadas na Rua 4, no alto da pedra acima do Túnel Zuzu Angel. O local seria de difícil acesso e o socorro só chegou a pé. Os bombeiros foram contactados às 13h40m por moradores da comunidade e o fogo já foi controlado. Como ventava bastante na área, a preocupação dos agentes era evitar que as brasas queimassem outros barracos.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Concursos adiados têm excelentes alternativas

Concursos adiados têm excelentes alternativas



Marcelo Braga e Cláudia de Oliveira continuam com os estudos e já pensaram nas alternativas / Foto: Thaigo








2/18/2011

A palavra de Deus e a natureza.

A flora, a fauna, os ecos sistemas, as estações do ano, a água, o ar e toda a harmonia dos mecanismos que o planeta Terra possui para manter a vida são obras incomparáveis do poder criador de Deus.ActionDay
A perfeição de Deus pode ser observada na natureza, através da ordem existente, da harmonia entre as espécies, cada ser vivo se adapta ao ambiente onde vive, espécies diferentes co-existem adequadamente, cada espécie tem um propósito específico e sobrevivem segundo esse propósito é evidente a existência de uma sabedoria por traz da criação. Essa sabedoria somente pode vir de um ser superior, um poder criador infinito, onisciente, onipotente, onipresente e a esse poder chamamos “Deus”. A Bíblia diz no livro aos Romanos, capítulo 1 e verso 20: “Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis”.
Deus criou todas as coisas pelo seu poder e por amor: “NO princípio criou Deus os céus e a terra E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite”.
O primeiro capítulo do livro de Gênesis relata a criação do mundo em seis dias. Ao examinarmos o livro de Gênesis, podemos indagar como se pode conciliar esse vasto período geológico com a criação em seis dias. A criação possui uma ordem e um tempo. Não podemos dizer também, como querem alguns que o termo “No princípio” abrange os séculos geológicos, porque não havia estado de caos entre estes e o período do homem. A explicação satisfatória do mistério é que os próprios dias da criação foram longos períodos. No livro de Salmos no capítulo 90 no verso quatro está escrito: “Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite”.
Tudo o que Deus criou é bom e foi criado para permanecer bom, puro e agradável. Deus sujeitou toda criação ao homem: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto”
Porém o pecado do homem contaminou a criação de Deus, assim encontramos no livro aos Romanos, no capítulo oito nos versos 19 e 20, o seguinte texto: “Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora”. Outro texto que esclarece sobre o domínio do homem sobre a natureza está na carta a Tiago no capítulo 3 verso sete: “Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana”. O planeta Terra aguarda sua libertação da corrupção (poluição, sujeira, desmatamento, aquecimento, desequilíbrio etc).
A preservação da natureza sempre foi e será alvo da atenção de Deus. No Antigo Testamento encontramos orientações de Deus com relação à preservação do meio-ambiente. Um texto que relata claramente essa preocupação está no livro de Deuteronômio capítulo 20 no verso 19: “Quando sitiares uma cidade por muito tempo, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, metendo nele o machado, porque dele comerás; pelo que não o cortarás, pois será a árvore do campo algum homem, para que fosse sitiada por ti?”. Observamos neste texto que além de determinar a preservação da floresta, Deus informa ao homem que a floresta é sua amiga, não devendo ser tratada como inimigo, pois ela lhe fornecerá alimento e viveres.
As revelações apresentadas pelo Apóstolo João, no livro de Apocalipse, também dão conta da preocupação de Deus com a natureza, nos capítulos sete e nove, encontramos os seguintes textos: “E DEPOIS destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma”; “E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus”.O interesse maior de Deus em preservar é motivado pelo seu grande amor por sua criação. A grandeza desse amor foi revelada através de seu Filho Unigênito, que ELE próprio enviou ao mundo para que o mundo fosse salvo. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna” (Evangelho de João 3:16).
JESUS, filho de Deus, foi morto e ao terceiro dia ressuscitou. Venceu a morte e resgatou a criação (homem) para Deus. O perdão dos pecados está disponível para todo aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.
Preservar a natureza, preservar a vida, preservar o amor, preservar a família, preservar a sociedade, preservar o país, preservar a nação, preservar o planeta, preservar envolve uma das características mais marcantes do cristianismo, a FÉ. Colocar sua existência a serviço do bem comum é outra característica do cristianismo. O próprio Deus não mediu esforços para salvar sua criação.
E nós o que estamos fazendo?
“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação”. Livro do profeta Habacuque capítulo 3, versos 17 e 18.
  http://umapalavra.wordpress.com 

IPT vai construir usina capaz de triplicar produção de energia com bagaço Redação Sociedade Sustentável 15/02/2011

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) vai construir em Piracicaba, no interior de São Paulo, uma usina de processamento de cana capaz de gerar o triplo da energia elétrica das existentes hoje no mercado. A planta piloto deve entrar em operação em três anos e vai consumir R$ 110 milhões, provenientes do setor privado e dos governos estadual e federal.  A unidade servirá de modelo para o setor sucroalcooleiro.
A ideia do projeto é testar a eficiência da tecnologia de gaseificação do bagaço da cana-de-açúcar. Na gaseificação, o bagaço é posto em uma caldeira e queimado por uma espécie de maçarico gigante. Da queima é gerado um gás que move um gerador e produz energia elétrica. O processo é conhecido pelos pesquisadores brasileiros, mas ainda não é aplicado em grande escala. A usina do IPT será a primeira a fazer isso com um grande volume de bagaço de cana.

 Para especialistas, se o potencial for comprovado, o Brasil vai “ganhar uma nova Itaipu” só com o aumento da produtividade. “O processo pode triplicar o potencial de geração de energia das usinas”, afirma o diretor-superintendente do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Nilson Zaramella Boeta. “Seria uma outra Itaipu produzindo energia.”

Alta dos alimentos põe em risco atendimento a 100 milhões de pessoas

A Organização das Nações Unidas informa que a elevação dos preços dos alimentos põe em risco o Programa Alimentar Mundial (PAM) que atende a cerca de 100 milhões de pessoas no mundo. De acordo com a direção do PAM, foi acesa a “luz de alerta vermelho” sobre eventuais ameaças aos programas de distribuição de alimentos para populações em risco. Dados do Banco Mundial mostram que os preços dos alimentos subiram 15% entre outubro de 2010 e janeiro de 2011.
De acordo com a organização da ONU, o problema pode levar no longo prazo ao aumento dos níveis de desnutrição, à redução da renda disponível para a escola, à instabilidade social, entre outros.
Atualmente, segundo o Banco Mundial, os preços estão apenas 3% abaixo do percentual de aumento mais elevado já registrado pela instituição, que foi o do ano de 2008. De acordo com os números do PAM, 44 milhões de pessoas vivem na faixa de pobreza extrema.
"O aumento dos preços dos alimentos é uma realidade para todo o mundo, mas tem o maior impacto sobre as populações mais pobres e mais vulneráveis", afirma a diretora-executiva do PAM, Josette Sheeran. "Estamos em alerta vermelho e avaliando e reavaliando as necessidades e planos.”
Segundo Sheeran, se os preços dos alimentos forem mantidos em alta devido às mais diversas condições, como inundações, secas e incêndios, o PAM poderá ser obrigado a rever projetos. Ela não detalhou quais projetos poderão ser cortados.

2/17/2011


E UM DIA VOCÊ APRENDE QUE... Veronica A. Shoffstall

Depois de algum tempo você aprende a sutil diferença
entre segurar uma mão e acorrentar uma alma,

E você aprende que amar não significa apoiar-se
e companhia não quer sempre dizer segurança,

E você começa a aprender que beijos não são contratos
e presentes não são promessas.
E você começa a aceitar suas derrotas
com sua cabeça erguida e seus olhos adiante,
com a graça de adulto,  não a tristeza de uma criança,

E você aprende a construir todas as estradas hoje
porque o terreno de amanhã é demasiado incerto para planos,
e  futuro tem costume de cair em meio do vôo.
E depois de um tempo você aprende
que até mesmo a luz do sol queima se você ficar exposto por muito tempo.
Então você planta seu próprio jardim e enfeita sua própria alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que você realmente pode resistir...
que você realmente é forte e que você realmente tem valor
E você aprende e aprende...
com cada adeus, você aprende.
 




 

Veja evolução do salário mínimo desde sua criação, há 70 anos Em 1940, piso era R$ 1,2 mil em valores atuais. Em 1959, R$ 1,7 mil. Para Dieese, cálculo é 'controverso', mas mostra rumo do poder de compra.

O poder de compra do salário mínimo caiu consideravelmente 70 anos depois de o benefício ter sido criado, mostram dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Nesta quarta (16), o Congresso começa a votar o reajuste do salário para 2011. O governo propôs R$ 545, mas parte da oposição pede R$ 600 - veja mais detalhes sobre a votação.
Quando foi instituído em 1940, durante o governo de Getúlio Vargas, o piso salarial valia R$ 1.202,29 em valores corrigidos pela inflação, conforme estudo do Dieese que leva em conta atualização com base no Índice do Custo de Vida (ICV) para a capital paulista. Em 1959, durante um período de crescimento econômico acelerado no governo de Juscelino Kubitschek, o mínimo chegou a R$ 1.732,28 em valores de 2011.
Entre as décadas de 60 e 80, o salário mínimo se manteve estável, em patamares que variam entre R$ 600 e R$ 700 em valores corrigidos. Nos anos 80 e 90, o piso salarial apresentou uma expressiva desvalorização: em janeiro de 1996, era equivalente a R$ 266,17 em cifras corrigidas. A partir de 2001, o mínimo voltou a se valorizar.
O quadro abaixo feito com dados atualizados pelo Dieese mostra a evolução do salário mínimo desde 1940 considerando os dados corrigidos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, 29% dos trabalhadores ocupados do país ganhavam até um salário mínimo.
Evolução do salário mínimo 18h (Foto: Editoria de Arte / G1) 
O Dieese destacou, em estudo publicado na comemoração sobre os 70 anos do salário mínimo, que "pode ser controversa a consideração de valores reais por um período histórico tão longo, de cerca de 70 anos, com sucessivos ciclos de surtos inflacionários", mas que isso oferece uma boa demonstração da trajetória histórica do poder de compra do mínimo.
"Por exemplo, em 1959, se todo o salário mínimo fosse destinado à compra de carne, seriam adquiridos 85 kg do produto na capital de São Paulo; já em 1995, todo o mínimo conseguiria adquirir apenas 21 kg; e, em 2009, 37 kg", exemplifica o instituto.
"Pode-se argumentar que o tipo de estrutura de consumo e os padrões de vida da década de 1940 são tão distintos dos que vigoram atualmente que não faz sentido tentar comparar o poder aquisitivo ao longo de todo esse intervalo. Apesar das dificuldades da atualização de valores por um período de tempo tão longo e durante o qual o Brasil passou por tantas modificações políticas, sociais, culturais, demográficas e econômicas, o esforço de análise e reflexão sobre a evolução do salário mínimo deve ser empreendido", aponta o instituto.
O professor de macroeconomia Evaldo Alves, da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), afirmou que realmente é uma comparação complexa. "Em primeiro lugar é complexo porque o Brasil teve várias moedas, real, cruzado, cruzeiro novo. E também porque passamos por um processo de hiperinflação, que desestrutura todo o sistema de preços. Em alguns momentos tivemos inflação de 80% ao mês. Num cenário deste, preços e valores perdem seus significados."
Alves diz, porém, que não ha dúvidas sobre a queda do poder de compra do mínimo: "O salário mínimo de Getúlio contemplava valores, uma cesta de produtos e serviços, que daria para o trabalhador viver dignamente. E com essa inflação toda, em 70 anos, o salário mínimo virou apenas uma referência. O mínimo foi sendo degradado. O governo vive fazendo pressão para diminuir o reajuste. Isso tem impacto nos contratos com empresas, maior custo para o governo."

Câmara dos Deputados vota pelo novo salário mínimo de 545 reais Com 241 votos de diferença, governo passou com folga em sua primeira votação. Agora, para aprovar de vez o aumento, falta vencer no Senado.


Com 241 votos de vantagem, o governo passou com folga em seu primeiro teste na Câmara dos Deputados. Para aprovar de vez o salário mínimo de 545 reais, falta agora vencer no Senado.
A batalha na Câmara só terminou pouco antes da meia-noite. Os aliados atenderam aos apelos do governo. Derrubaram com facilidade as propostas dos sindicalistas e da oposição que defendiam um salário mínimo acima de 545 reais.
O governo comemorou. Para cada real de aumento no salário mínimo o governo deve gastar 286 milhões de reais a mais com o pagamento de aposentadorias e benefícios.
O novo salário mínimo entra em vigor em primeiro de março. Antes, o valor precisa ser aprovado também pelo Senado. A votação aqui está prevista para a semana que vem. Assim como na Câmara, o governo espera vencer com folga. De agora até 2015 o reajuste do mínimo seguirá uma regra fixa e vai ser definido por decreto presidencial, ou seja, o Congresso vai ficar de fora das discussões.
A oposição diz que tirar o Congresso do jogo é inconstitucional e que vai tentar derrubar essa medida. “Isso significa retirar o Congresso Nacional, a sociedade, centrais sindicais da discussão de algo que atinge a todos, não só aqueles que recebem o salário mínimo. Portanto tem que ser pelo Poder Legislativo”, argumenta o deputado Roberto Freire, PPS-SP.
O governo discorda. “O que o decreto vai fazer é dizer quanto foi a correção monetária e quanto foi o crescimento do PIB. Portanto é apenas uma conta matemática, operacionalizando aquilo que o Congresso está definindo como lei, está definindo que o governo, que o Executivo deve fazer”, responde o senador Romero Jucá, líder do governo no Senado.
Assim que Senado aprovar o salário mínimo de 545 reais, o governo vai enviar para o congresso uma medida provisória corrigindo a tabela do imposto de renda deste ano em 4,5%. A informação é do líder do governo no Senado, o Romero Jucá.

2/13/2011

O Milagre da Vida !!

Como qualquer mãe, quando Karen soube que um bebê estava a caminho, fez todo o possível para ajudar o seu outro filho, Michael, com três anos de idade, a se preparar para a chegada.
Os exames mostraram que era uma menina, e todos os dias Michael cantava perto da barriga de sua mãe.
Ele já amava a sua irmãzinha antes mesmo dela nascer.
A gravidez se desenvolveu normalmente. No tempo certo, vieram as contrações.
Primeiro, a cada cinco minutos; depois a cada três; então, a cada minuto uma contração.
Entretanto, surgiram algumas complicações e o trabalho de parto de Karen demorou horas.
Todos discutiam a necessidade provável de uma cesariana.
Até que, enfim, depois de muito tempo, a irmãzinha de Michael nasceu.
Só que ela estava muito mal.
Com a sirene no último volume, a ambulância levou a recém-nascida para a UTI neonatal do Hospital Saint Mary.
Os dias passaram. A menininha piorava. O médico disse aos pais:
"Preparem-se para o pior. Há poucas esperanças".
Karen e seu marido começaram, então, os preparativos para o funeral.
Alguns dias antes estavam arrumando o quarto para esperar pelo novo bebê.
Hoje, os planos eram outros.
Enquanto isso, Michael todos os dias pedia aos pais que o levassem para conhecer a sua irmãzinha.
"Eu quero cantar pra ela", ele dizia.
A segunda semana de UTI entrou e esperava-se que o bebê não sobrevivesse até o final dela.
Michael continuava insistindo com seus pais para que o deixassem cantar para sua irmã, mas crianças não eram permitidas na UTI.
Entretanto, Karen decidiu.
Ela levaria Michael ao hospital de qualquer jeito.
Ele ainda não tinha visto a irmã e, se não fosse hoje, talvez não a visse viva.
Ela vestiu Michael com uma roupa um pouco maior, para disfarçar a idade, e rumou para o hospital.
A enfermeira não permitiu que ele entrasse e exigiu que ela o retirasse dali. 

Mas Karen insistiu: "Ele não irá embora até que veja a sua irmãzinha!"
Então ela levou Michael até a incubadora.
Ele olhou para aquela trouxinha de gente que perdia a batalha pela vida.
Depois de alguns segundos olhando, ele começou a cantar, com sua voz pequenininha:
"Você é o meu sol, o meu único sol.
Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro..." (Sunshine)
Nesse momento, o bebê pareceu reagir.
A pulsação começou a baixar e se estabilizou.
Karen encorajou Michael a continuar cantando.
"Você não sabe, querida, quanto eu te amo. Por favor, não leve o meu sol embora..." 

Enquanto Michael cantava, a respiração difícil do bebe foi se tornando suave.
"Continue,querido!", pediu Karen, emocionada.
"Outra noite, querida, eu sonhei que você estava em meus braços...
" O bebê começou a relaxar. "Cante mais um pouco, Michael.
" A enfermeira começou a chorar.
"Você é o meu sol,o meu único sol.
Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro...Por favor, não leve o meu sol embora..."
No dia seguinte, a irmã de Michael já tinha se recuperado e em poucos dias foi para casa. 

O Woman's Day Magazine chamou essa história de O milagre da canção de um irmão. Os médicos chamaram simplesmente de milagre.
Karen chamou de milagre do amor de Deus. Nós estamos chamando de O Milagre da Vida...
NUNCA ABANDONE AQUELE QUE VOCÊ AMA. O AMOR É INCRIVELMENTE PODEROSO.
AME ACIMA DE QUALQUER COISA. ORE,
CANTE... E NÃO SE ESQUEÇA... SORRIA !!!


BLOG SÃO PAULO.