2/18/2011

Alta dos alimentos põe em risco atendimento a 100 milhões de pessoas

A Organização das Nações Unidas informa que a elevação dos preços dos alimentos põe em risco o Programa Alimentar Mundial (PAM) que atende a cerca de 100 milhões de pessoas no mundo. De acordo com a direção do PAM, foi acesa a “luz de alerta vermelho” sobre eventuais ameaças aos programas de distribuição de alimentos para populações em risco. Dados do Banco Mundial mostram que os preços dos alimentos subiram 15% entre outubro de 2010 e janeiro de 2011.
De acordo com a organização da ONU, o problema pode levar no longo prazo ao aumento dos níveis de desnutrição, à redução da renda disponível para a escola, à instabilidade social, entre outros.
Atualmente, segundo o Banco Mundial, os preços estão apenas 3% abaixo do percentual de aumento mais elevado já registrado pela instituição, que foi o do ano de 2008. De acordo com os números do PAM, 44 milhões de pessoas vivem na faixa de pobreza extrema.
"O aumento dos preços dos alimentos é uma realidade para todo o mundo, mas tem o maior impacto sobre as populações mais pobres e mais vulneráveis", afirma a diretora-executiva do PAM, Josette Sheeran. "Estamos em alerta vermelho e avaliando e reavaliando as necessidades e planos.”
Segundo Sheeran, se os preços dos alimentos forem mantidos em alta devido às mais diversas condições, como inundações, secas e incêndios, o PAM poderá ser obrigado a rever projetos. Ela não detalhou quais projetos poderão ser cortados.

Nenhum comentário:

BLOG SÃO PAULO.