3/26/2011

dicas do jh

Edição do dia 23/02/2011
23/02/2011 12h58 - Atualizado em 23/02/2011 14h49

Fazer regime por conta própria pode até engordar ao invés de emagrecer

Na luta contra a balança é comum as pessoas fazerem dietas sem a orientação correta. Confira as dicas de uma nutricionista para não errar.

O verão sempre faz muita gente começar uma luta contra a balança. Na busca do peso ideal é comum as pessoas fazerem dieta por conta própria. Mas em muitos casos, além de não conseguirem emagrecer, podem até engordar.

"Tem dieta de tudo quanto é tipo, da proteína, dieta líquida", diz Flávia Zampini, nutricionista.
"Conheço a dieta da sopa, que só come sopa", afirma Lusiane Dalla Fini, comerciante.
sopa ou líquidos para perder peso. Você vai perder água e ainda vai favorecer um quadro de desidratação, um quadro mais pra frente de anemia e de privação de alguns nutrientes importantes para o nosso organismo", alerta Paula Tonissi, nutricionista. Além das receitas que prometem ser milagrosas, existem os mitos. Erros cometidos por quem tenta emagrecer por conta própria.
Comer frutas à vontade:
"A fruta ela é muito boa, mas ela tem que ser consumida com moderação, porque ela também é calórica, ela contém açúcares."

Parar de comer à noite:
"A gente pode reduzir a quantidade e reduzir o número de calorias, mas a refeição deve ser feita".

Substituir qualquer queijo, pelo queijo branco:
"Não adianta a pessoa passar a comer queijo branco o dia inteiro, porque ele também tem proteínas, ele também tem gordura. O queijo branco deve ser consumido em torno de 30 gramas".

Exagerar nos produtos light.:
"Ele é reduzido em algum tipo de nutriente, então se você consumir além do número de calorias que você precisa por dia, você também vai engordar".

Tem dieta de tudo quanto é tipo, da proteína, dieta líquida", diz Flávia Zampini, nutricionista. "Conheço a dieta da sopa, que só come sopa", afirma Lusiane Dalla Fini, comerciante.
"Não adianta passar cinco dias tomando sopa ou líquidos para perder peso. Você vai perder água e ainda vai favorecer um quadro de desidratação, um quadro mais pra frente de anemia e de privação de alguns nutrientes importantes para o nosso organismo", alerta Paula Tonissi, nutricionista.
Além das receitas que prometem ser milagrosas, existem os mitos. Erros cometidos por quem tenta emagrecer por conta própria.
Comer frutas à vontade:
"A fruta ela é muito boa, mas ela tem que ser consumida com moderação, porque ela também é calórica, ela contém açúcares."

Parar de comer à noite:
"A gente pode reduzir a quantidade e reduzir o número de calorias, mas a refeição deve ser feita".

Substituir qualquer queijo, pelo queijo branco:
"Não adianta a pessoa passar a comer queijo branco o dia inteiro, porque ele também tem proteínas, ele também tem gordura. O queijo branco deve ser consumido em torno de 30 gramas".

Exagerar nos produtos light.:
"Ele é reduzido em algum tipo de nutriente, então se você consumir além do número de calorias que você precisa por dia, você também vai engordar".

Uma regra básica que funciona para emagrecer é diminuir os carboidratos. Arroz, batata, macarrão e pão, só devem representar metade de tudo o que você come em um dia.
Para ter uma alimentação equilibrada, o certo é comer cinco ou seis vezes por dia. E nessas refeições distribuir, da maneira que achar melhor, três frutas. Três copos de leite ou derivados, cinco porções de verduras ou legumes e só uma ou duas porções de carne, de qualquer tipo. Água, à vontade, no mínimo oito copos.
Só a reeducação alimentar é suficiente para perder peso, mas o ideal é ter acompanhamento de um médico. "Não adianta também você perder peso e não estar com um aspecto não saudável. Então, depois que você aprende a fazer reeducação alimentar, você consegue manter o peso com um aspecto mais saudável", diz Heloísa de Moraes, jornalista.
Para dar a orientação correta e tirar dúvidas sobre emagrecimento, a nutricionista Ana Paula Tonissi participou de um bate-papo em nosso site. Veja abaixo algumas dicas que ela deu para os internautas:
Dificuldade em emagrecer
Isso acontece por conta do sedentarismo ou da pessoa achar que está fazendo um lanche inocente, mas que não é tão inocente assim. Precisa verificar se o metabolismo não está muito lento. Recomendo que se faça exercícios físico e pode fracionar mais vezes as refeições.

Café da manhã
É a refeição mais importante. Deve ser feito, sim, ou o metabolismo demora para começar a funcionar.

Chá verde
Ajuda um pouco, pois acelera o metabolismo e é diurético, mas não resolve sozinho.

Água
Muitas vezes a gente come por estar com sede, pois o cérebro não distingue. Estando hidratado também diminui alguns sintomas que podem causar fome. Se estiver com fome, tome água antes para ver se não é sede. Água durante as refeições atrapalha na digestão, mas não é isso que vai fazer engordar.


Dietas rápidas
Tudo que perde rápido, você ganha rápido. Para perder um quilo de gordura tem que queimar 9 mil calorias. As dietas drásticas só perdem água. A média fisiológica para perda de peso é de meio quilo por semana.

Barriguinha
Diminuir o consumo de bebida alcóolica e evitar o excesso de carboidratos simples, como açúcar e farinha, e gordura animal.

Hipotireoidismo
O metabolismo fica mais lento e precisa primeiro tratar esse problema com um endocrinologista. Depois entra com uma dieta para reduzir o peso como qualquer outra pessoa.

Salada
A ordem não faz muita diferença, mas recomendamos comer antes para diminuir um pouco o apetite.

Jantar
Deve ser um pouco mais leve, evite carnes gordas e massas.



 

3/25/2011

Salário mínimo, a discussão que não houve

Salário mínimo, a discussão que não houve

Líbia Força aérea de Kadafi está “fora de combate”, dizem militares britânicos

A intervenção militar da coalizão liderada pelos EUA executou a primeira parte de seu plano inutilizando instalações e equipamentos militares mantidos pelo regime

25 de março de 2011
Segundo informações do comandante da Força Aérea britânica, Greg Bagwell, em operação na Líbia na última quarta-feira, a Força Aérea de Kadafi “não existe mais como ameaça militar”.
Os ataques promovidos desde o último sábado, dia 19, abriram o caminho para que a coalizão possa operar livremente no país.
A “paz” levada à Líbia por meio de bombas, mísseis e forte artilharia continua, nos discursos dos responsáveis pelos ataques, a ser encoberta com a demagogia de que ação está destinada à proteção de civis.
"Temos as forças líbias sob constante observação e os atacamos toda vez que ameaçam civis ou atacam centros populacionais", afirmou ainda Bagwell (BBC, 22/3/2011).
Ainda sem uma definição sobre quem assumirá o comando das operações, uma vez completada a etapa inicial dos ataques, o comando militar conjunto dos EUA, França, Inglaterra e Itália contará com o apoio de seis navios da OTAN que patrulharão a costa líbia para “garantir” o embargo de armas imposto pela ONU.
Para completar a pressão exercida sobre o regime de Kadafi, a União Européia, principal compradora do petróleo líbio, aprovou sanções contra as empresas petrolíferas do país. As sanções fazem parte da resolução da ONU da semana passada.
Os ataques da coalizão imperialista, no entanto, não conseguiram paralisar o avanço das forças leais a Kadafi.
Na quarta-feira, forças da coalizão lançaram ataques aéreos perto da cidade de Misrata, ainda sob controle da oposição, forçando um recuo momentâneo das tropas de Kadafi. Franco-atiradores continuavam disparando contra a população a partir de tetos de casas e prédios na cidade.
Relatos da imprensa internacional apontam que as forças de Kadafi também voltaram a atacar na cidade de Zintan, próxima à fronteira com a Tunísia.
O fracasso no Iraque e no Afeganistão são um alerta para os governos imperialistas sobre as enormes dificuldades colocadas para seus planos. Embora tenham, aparentemente, conseguido neutralizar as defesas antiaéreas de Kadafi, as forças imperialistas empenhadas em arrancar o líder líbio do poder têm ainda um obstáculo decisivo pela frente e que vem sendo evitado a todo custo: o enfrentamento com as massas líbias.

Dilma quer entregar base de Alcântara para o imperialismo

Acordo com Obama
Dilma quer entregar base de Alcântara para o imperialismo
O plano é que a partir de 2012 a NASA já possa exercer suas atividades no local

25 de março de 2011
Um dos acordos assinados entre o governo brasileiro e norte-americano se refere a “cooperação” para o uso do espaço exterior. Trata-se de um acordo entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a NASA (Administração Nacional do espaço e da Aeronáutica). Neste tratado, são estabelecidos diversos termos que servirão de base para uma antiga pretensão do imperialismo: explorar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Localizada no Maranhão, a 408 km da capital São Luís, é um local privilegiado para o lançamento de satélites pela sua proximidade com a linha do Equador. A base de Alcântara é considerada uma das melhores do mundo para estes fins.

Por isso, os EUA querem utilizar o Brasil como uma das sedes do seu plano de exploração do espaço exterior.

No entanto, ceder a base para os interesses do governo dos EUA implicará em ter, inevitavelmente, uma base militar norte-americana em território brasileiro. Isso de deve à própria natureza da atividade da Agência Espacial Norte-Americana que necessita de um lugar restrito à circulação dos cidadãos para exercer suas funções e, principalmente, pelo fato dela ser vinculada diretamente à Força Aérea dos EUA.

O plano do governo Dilma e de Obama é dar início às operações no ano de 2012.
A exploração da base de Alcântara é uma afronta à soberania nacional, pois entrega parte de nosso território para que o imperialismo possa explorá-lo e possivelmente exercer um domínio militar neste local.

É preciso denunciar o governo Dilma por mais este acordo que lesa o interesse da população brasileira para beneficiar o imperialismo.
                 

BLOG SÃO PAULO.