2/20/2011

Rafaela Silva derrota favoritas e leva o ouro no Grand Prix de Dusseldorf Brasileira vence campeãs mundial e olímpica para conquistar a competição

Na semifinal, a italiana Giulia Quintavalle, campeã olímpica em Pequim, ficou pelo caminho. Na decisão, quem caiu foi a japonesa Kaori Matsumoto, líder do ranking do peso leve (até 57kg). Aos 18 anos, a brasileira Rafaela Silva (26ª do ranking mundial) surpreendeu as favoritas e conquistou a medalha de ouro do Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha.

rafaela silva medalha de ouro judô (Foto: IJF/Sabau Gabriela)
Rafaela mostrou personalidade na final contra a líder do ranking e campeã mundial. A brasileira tomou a iniciativa da luta dando muito trabalho para a adversária. Com 2m30s para o fim, a judoca carioca conseguiu um wazari em um contra-ataque. Em vantagem, bastou a ela administrar o resultado e esperar o cronômetro zerar para comemorar.
A brasileira estreou na competição contra a búlgara Ivelina Ilieva, ganhando por ippon. Na sequência, ela encarou a húngara Hedvig Karakas, quarta do ranking, e venceu por shido no golden score. Depois de mais um ippon, contra a alemã Miryam Roper, a judoca da Cidade de Deus derrotou Quintavalle (por yuko) e Matusmoto (por wazari).
Da Cidade de Deus, comunidade carente do Rio de Janeiro, Rafaela Silva foi descoberta na ONG Instituto Reação, projeto do judoca Flávio Canto. Ela começou a se destacar no judô em 2008, quando conquistou o ouro no Campeonato Mundial Júnior. No ano seguinte faturou o bronze no Grand Slam do Rio de Janeiro e o ouro na Copa do Mundo de Madri.

Nenhum comentário:

BLOG SÃO PAULO.