1/29/2011

Presença da secretária de Educação vira "briga" na Câmara Sueli é convocada para falar de salários atrasados. Oposição muda discurso e gera um embate

O plenário da Câmara Municipal de São Luís viveu hoje pela manhã um clima tenso, por conta da presença da secretária Sueli Tonial (Educação) na Casa, a convite da vereadora Rose Sales (PCdoB). A sessão que deveria iniciar às 10 horas, acabou tendo uma hora de atraso e só começou por volta das 11h, informa o blog do jornalista Mario Carvalho.

Antes mesmo da secretária começar a falar, a vereadora Rose Sales usou a tribuna do Legislativo para fazer um preâmbulo da convocação da titular da Educação do município. Na galeria da Casa e do lado de fora do prédio da Câmara muita movimentação com palavras de ordens gritadas pelos professores municipais em greve por melhorias salariais e estruturais. A Polícia Militar esteve na área para conter o ânimo dos exaltados.
Ao ir a tribuna, a vereadora Rose Sales enfatizou o papel do convite à secretária Sueli Tonial, ao afirmar que ela teria ido à Casa para esclarecer sobre o funcionamento da Unidade de Ensino Básico Miguel Lins (Alemanha), cujo reformas no teto deixariam os alunos da escola com cerca de 90 dias de atividades paralisadas.

No entanto, Rose Sales, aproveitando a ida da secretária ao parlamento, resolveu discutir a possibilidade de uma audiência pública para debater a questão do atraso do salário dos professores contratados do município, que estão há três com seus vencimentos atrasados, sem qualquer decisão do prefeito João Castelo (PSDB).

Foi então o momento em que o vereador Francisco Carvalho (PSL/ foto), pediu uma questão de ordem à Mesa Diretora para dizer que o requerimento da colega parlamentar não tratava da greve do professores e que o assunto a ser tratado era outro. Indignado, o líder do PSL na Casa chegou a dizer que a vereadora Rose Sales estaria querendo fazer era “média com os professores”, repetindo a frase umas três vezes.

“Vossa Excelência, vereadora, com todo respeito que eu tenho à senhora, foi determinado que o assunto era específico. Vossa Excelência está tratando de um outro assunto que deverá ser tratado em audiência pública. No entanto, quero dizer que Vossa Excelência está é querendo fazer média com os professores”, disse Francisco Carvalho.

A vereadora Rose Sales retrucou: “me respeite, pois eu sou educadora e tenho militância na luta deles (dos professores). Sou representante, compromissada com as causas dos segmentos vulneráveis e dos trabalhadores e isso, ninguém vai tirar de mim”.

Do blog do Mario Carvalho.

Nenhum comentário:

BLOG SÃO PAULO.